Possibilidades da implantação do PROEJA como tentativa para diminuir a evasão
Abstract
Esse trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Educação
Profissional e Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens
e Adultos PROEJA com o objetivo de verificar os motivos referentes à evasão dos
estudantes nas quatro etapas séries finais do ensino fundamental na Modalidade
EJA, em uma Escola Estadual da Zona Norte do município de Santa Maria, RS. Foi
um trabalho que teve como finalidade de buscar possível solução para a evasão, a
implantação do PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos). Essa investigação
buscou através da pesquisa documental verificar a quantidade de estudantes
matriculados, transferidos, reprovados e de estudantes que concluíram, constatando
assim, uma enorme de evasão no decorrente ano (2010). Por meio de pesquisa
documental e entrevistas com estudantes evadidos, foi verificando as diferentes
situações que se apresentam na história de cada um para abandonem os estudos. A
pesquisa aconteceu, pensando na possibilidade de implantação do PROEJA-FIC
como caminho para diminuir a evasão, possibilitando a esses estudantes uma
perspectiva de inserção no mundo do trabalho com melhor qualidade.