Uso das TIC na formação inicial de professores no curso normal em nível médio em uma escola estadual de Santa Maria
Abstract
A presente pesquisa constitui-se de uma análise acerca da utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial de professores no Curso Normal em nível médio. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar, quais ferramentas das TIC têm sido utilizadas pelos professores formadores na formação de alunos do Curso Normal. Para tanto, delineou-se como objetivos específicos, identificar as ferramentas das TIC utilizadas pelos professores formadores e os efeitos das mesmas no processo de ensino; promovendo a reflexão e discussão sobre as possibilidades da utilização das ferramentas das TIC na formação de professores e contribuir na qualificação da formação de professores, possibilitando a construção de ambientes de aprendizagem a partir de oficinas sobre uso das TIC. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por meio da análise de documentos da escola e questionário online com um grupo de dezoito professores formadores do Curso Normal. Os resultados coletados foram analisados em categorias de investigação: Ferramentas da TIC integradas à prática pedagógica, as TIC como recursos para diversificar as aulas e dificuldades e facilidades do uso das TIC no contexto da escola. Através do estudo feito, foi possível refletir sobre a importância da compreensão e apropriação das ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação para sua utilização com qualidade nas práticas pedagógicas. Demonstrando que somente o equipamento não é garantia de aulas atrativas e diversificadas, mas é preciso mobilizar esforços a fim de capacitar os professores para que estes integrem as ferramentas tecnológicas e ampliem seus repertórios de práticas efetivamente.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: