Gestão documental de prontuários: um estudo de caso no HUSM
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2018-11-07Metadatos
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A problemática desse trabalho de dissertação de Mestrado em Gestão de Organizações Públicas envolve a gestão documental do prontuário do paciente e considera o Formulário de não Conformidade, documento criado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e anexado a todos os prontuários de altas hospitalares que apresentaram inconsistências e poderiam prejudicar o faturamento hospitalar. O objetivo é contribuir com a gestão documental dos prontuários, considerando-o mais do que um documento de apoio aos cuidados de saúde, mas também, e com destaque, um documento de uso gerencial. O prontuário do paciente é utilizado por uma equipe multiprofissional que deve registrar nele todas as informações que podem ser úteis e necessárias, tanto de pacientes internados quanto daqueles atendidos nas consultas ambulatoriais. O mesmo é instrumento de comunicação entre a equipe de saúde e de educação, visto que armazena registros científicos e históricos e, também, possui valor gerencial, administrativo, financeiro e legal, ou seja, o correto preenchimento beneficia não apenas o paciente, mas também profissionais e instituição, evitando problemas financeiros, éticos, legais e até mesmo criminais. O HUSM foi fundado em 1970 e é referência em saúde para os 32 municípios que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Maria, e, em algumas especialidades, também para a 10ª CRS, sediada em Alegrete, totalizando 43 municípios e abrangendo uma população de mais de um milhão de habitantes. Atualmente, o HUSM, disponibiliza 403 leitos e diariamente são agendadas em torno de 800 consultas ambulatoriais. A média mensal de internações, em 2017, foi de 1.384. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo de caso único, com abordagem predominantemente qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, já que envolveu também análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas que possuem experiência prática em relação ao problema de pesquisa. Também foram utilizados dados quantitativos, buscados em bases de dados já existentes. Os resultados demonstram que as falhas na documentação que se encontra nos prontuários do HUSM resultam em retrabalho, prejuízo financeiro e administrativo para o hospital e em risco de equívocos no atendimento aos pacientes. É preciso conscientizar a equipe envolvida na documentação do paciente de que as informações constantes no prontuário refletem não apenas na qualidade da assistência prestada, mas também nas atividades gerenciais e administrativas das instituições de saúde. Esta pesquisa traz como produto sugestões de melhorias na gestão documental relacionada aos prontuários, a fim de minimizar prejuízos ao HUSM.
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