dc.contributor.advisor | Vieira, Sylvio Andre Garcia | |
dc.creator | Mahl, Marcia Andréia Vargas Dierings | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T13:21:10Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T13:21:10Z | |
dc.date.issued | 2019-05-03 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16661 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This article aims to demonstrate that, with the arrival of Smartphones, a new paradigm of communication, relationship in society and knowledge appropriation was established, especially ithe teaching-learning processes. It seeks to discuss the use of Smartphones in the classroom as a pedagogical tool, and in what way, this technological tool can help, as a resource or source of multimedia research, the teacher, in the expansion of resources in the collection of information. As a result, it was possible to observe that the incorporation of technologies and informatics is an issue still controversial that generates discussions between teachers and school community, despite the various incentives for the use of information technology, this technology is still little used in terms of breadth of its methodological possibilities, especially regarding the use of Smartphones for the construction of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Telefones inteligentes | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | O uso do smartphone em sala de aula como recurso pedagógico | por |
dc.title.alternative | The use of smartphone in a classroom as a pedagogical resource | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como propósito demonstrar que, com a chegada dos Smartphones (telefones inteligentes), se estabeleceram novos paradigmas de comunicação, de relacionamento em sociedade e de apropriação do conhecimento, em especial nos processos de ensino-aprendizagem. Busca-se discutir a utilização dos Smartphones em sala de aula como ferramenta pedagógica. Também de que forma esta ferramenta pode auxiliar, como recurso ou fonte de pesquisa multimídia, o docente na expansão dos recursos e na coleta de informações. Como resultados foi possível observar que a incorporação das tecnologias e da informática é um assunto ainda polêmico que gera discussões entre os docentes e comunidade escolar. Apesar dos vários incentivos para o uso da informática, esta tecnologia ainda é pouco utilizada no que se refere à amplitude de suas possibilidades metodológicas, especialmente quanto a à utilização dos Smartphones para a construção do saber. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |