Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMüller, Felipe Martins
dc.creatorFranke, Jacira Teixeira
dc.date.accessioned2019-05-27T14:26:20Z
dc.date.available2019-05-27T14:26:20Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16666
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research aims to show up different alternatives of teaching children with Autism Spectrum Disorder (ASD) how to read and write, through a range of Information and Communication Technologies (ICT), considering each autism dispersal and introspection degree. Applications and multiple technologies are going to be put in practice throughout activities with two students who have ASD and study at State Elementary School Aldo Porto dos Santos, located in Cachoeira do Sul countryside. Assistive technology is used as an instrument to promote social inclusion and accessibility to students with intellectual disability. Technological activities have the power of motivating them to learn, resulting in social contacts and interactions which can help them creating affective bonds. Games and apps allow children with ASD to choose when and where they feel comfortable to interact, observing their own levels, enabling them to achieve a learning growth, building knowledge and constant evolution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.titleUso de tecnologias na alfabetização de autistaspor
dc.title.alternativeUse of technologies in literacy of autistseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cahoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho visa mostrar caminhos, alternativas para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando as mais diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), levando em consideração o grau de dispersão e introspecção do Autismo. Aplicativos e TIC diversas serão aplicados em atividades com dois educandos, portadores de TEA, inseridos na Escola Municipal de ensino Fundamental Aldo Porto dos Santos, no interior de Cachoeira do Sul/RS. A tecnologia assistiva é utilizada como instrumento de acessibilidade e inclusão, auxiliando alunos com necessidades educacionais especiais. O uso de atividades tecnológicas motivam as crianças a quererem aprender, levando-as ao contato real com outras pessoas, vindo a interagir socialmente e criar vínculos afetivos. Os jogos e atividades dos aplicativos, onde eles interagem no momento que querem e se sentem prontos pra isso, através dos seus níveis, lhes permitem um crescer na aprendizagem, construindo saberes e evoluindo cada vez mais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto