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dc.contributor.advisorIvo, Andressa Aita
dc.creatorSilva, Vera Lúcia Alves da
dc.date.accessioned2019-05-28T15:06:38Z
dc.date.available2019-05-28T15:06:38Z
dc.date.issued2019-01-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16683
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the implications and the limits of external evaluation in a public school from the municipal system of Santa Maria/RS in relation to the school management and to the teaching work. It has a qualitative approach and it is based on a case study as study methodology, being the data gathering from bibliography and documental analysis and semi-structured interviews performed with teachers from the 5th and 9th grade (Portuguese and Mathematics subjects), presidents of the School Council and of the PTO and with the school manager. The interviews revealed that the researched subjects have different perceptions about them, while teachers understand the socioeconomic context interferes on school learning, parents do not identify such interference. For the school manager, the socioeconomic context is important, but it does not determine the learning process. About IDEB relation and quality of education, it was perceived that the opinions are also divergent. Teachers do not recognize IDEB as an indicator of education quality and according to them; quality cannot be measured by a single test, although the parents related a good performance on IDEB with quality education. Finally, the present study pointed out that the existence of external evaluations and results indicators, such as IDEB, which ones will only contribute to qualify educative processes if teachers, school managers, and parents assume a problematizing posture in the face of this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectAvalição externapor
dc.subjectQualidade educacionalpor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectEducational qualityeng
dc.titleImplicações e limites da avaliação externa em uma escola municipal de Santa Maria – RSpor
dc.title.alternativeImplications and limits of external evaluation in a municipal school of Santa Maria – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo busca compreender as implicações e os limites da avaliação externa em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria/RS em relação à gestão escolar e ao trabalho docente. De abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa do tipo estudo de caso, sendo os dados provenientes da análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do 5º e 9º ano (disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática), presidentes do Conselho Escolar e do CPM e gestora da escola. As entrevistas revelaram que os sujeitos pesquisados possuem percepções diferentes acerca do tema, enquanto os professores entendem que o contexto socioeconômico interfere na aprendizagem escolar, os pais não identificam tal interferência. Para a gestora o contexto socioeconômico é importante, mas não determinante no processo de aprendizagem. Sobre a relação IDEB e qualidade da educação percebe-se também que as opiniões são divergentes. Os professores não reconhecem o IDEB como um indicador de qualidade da educação, para eles a qualidade não pode ser medida por uma única prova, já os pais relacionam o bom desempenho no IDEB com educação de qualidade. Enfim, o presente estudo, revelou que a existência de avaliações externas e de indicadores de resultados, como o IDEB, só contribuirão para a qualificar os processos educativos, se professores, gestores e pais assumirem uma postura crítica frente a esse processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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