Implicações e limites da avaliação externa em uma escola municipal de Santa Maria – RS
Resumo
Este estudo busca compreender as implicações e os limites da avaliação externa em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria/RS em relação à gestão escolar e ao trabalho docente. De abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa do tipo estudo de caso, sendo os dados provenientes da análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do 5º e 9º ano (disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática), presidentes do Conselho Escolar e do CPM e gestora da escola. As entrevistas revelaram que os sujeitos pesquisados possuem percepções diferentes acerca do tema, enquanto os professores entendem que o contexto socioeconômico interfere na aprendizagem escolar, os pais não identificam tal interferência. Para a gestora o contexto socioeconômico é importante, mas não determinante no processo de aprendizagem. Sobre a relação IDEB e qualidade da educação percebe-se também que as opiniões são divergentes. Os professores não reconhecem o IDEB como um indicador de qualidade da educação, para eles a qualidade não pode ser medida por uma única prova, já os pais relacionam o bom desempenho no IDEB com educação de qualidade. Enfim, o presente estudo, revelou que a existência de avaliações externas e de indicadores de resultados, como o IDEB, só contribuirão para a qualificar os processos educativos, se professores, gestores e pais assumirem uma postura crítica frente a esse processo.
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- Gestão Educacional [294]
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