A perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2010-12-20Autor
Souza, Maria do Carmo Ferreira de
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Para muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas
dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir
com o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular. Seus
conteúdos e objetivos próprios contribuem para uma perspectiva de melhor desenvolvimento
da criança nos aspectos motor, cognitivo, afetivo e social. A inclusão é o modo ideal de
garantir igualdade de oportunidades e permitir que crianças portadoras de deficiência possam
relacionar-se com outras crianças e estabelecer trocas para poderem crescer. Este estudo teve
o propósito de propor a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de
educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como referência Vários
autores e a Teoria das Inteligências Múltiplas. A Educação Física contribui para o
desenvolvimento, além de auxiliar na compreensão de conteúdos relacionados a várias das
múltiplas inteligências. Por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a
individualidade se expressam, torna-se ambiente ideal para aprendizagem tanto das crianças
normais, quanto das com necessidades educativas especiais e propicia o relacionamento entre
elas. Ao proporcionar o desenvolvimento integral, de aspectos motores, afetivos, cognitivos e
sociais, a Educação Física capacita a criança especial a se incluir na sala regular e a fazer
parte do sistema educacional comum. Realizada dentro de uma perspectiva da inclusão por
meio da Educação Física baseando também nas Inteligências Múltiplas e de acordo com as
idéias dos autores citados, venha a tornar-se disciplina indispensável na escola inclusiva.
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