Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional
Resumen
Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em
torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão
de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais, sejam físicas
e/ou intelectuais, no meio educacional, como também aguçar reflexões sobre o
conceito, as razões sociais e históricas em que é construída uma representação
social, a processo de construção da identidade desses sujeitos considerados
“especiais”, traçando um percurso histórico da Educação Especial, pautado em
documentos oficiais, numa perspectiva inclusiva. Pois, a inclusão e o respeito às
diferenças, de modo geral, constituem-se em uma ação coletiva e constante, onde
escola e demais instâncias sociais precisam se reconhecer parceiras. Daí, a
importância do (a) educador (a) ter clareza das representações sociais que
perpassam a sociedade e o ambiente escolar no tocante ao processo de inclusão,
tendo em vista que a mesma é garantida a partir da participação na tomada de
decisões e acima de tudo, pelo respeito às diferenças.
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