A educação de alunos com deficiência visual/cegueira e transtornos globais do desenvolvimento/autismo: recursos metodológicos
Resumen
Este trabalho teve por intento identificar o melhor Recurso Metodológico que atenda às
necessidades educativas dos alunos com Deficiência Visual/Cegueira e Transtornos Globais
do Desenvolvimento/Autismo atendidos na Sala de Recurso do CAP-TO, além de
compreender as alterações causadas pelos Transtornos Globais do Desenvolvimento/Autismo
no contexto educacional; Analisar quais as condições propícias para o desenvolvimento da
aprendizagem da criança com Deficiência Visual/Cegueira e Transtornos Globais do
Desenvolvimento/Autismo; Verificar a eficácia do Sistema de Calendário como Recurso
metodológico na educação de alunos com Deficiência Visual/Cegueira e Transtornos Globais
do Desenvolvimento/Autismo. A pesquisa que ora apresentamos mostrou-nos que a educação
de crianças cegas com TGDs (Transtornos Globais do Desenvolvimento), ainda é um caminho
a ser “desbravado” por aqueles que têm diante de si esse desafio ou ainda, os que pretendem
deixar sua contribuição para quem dela necessitar. Diante de uma sociedade com necessidades
tão complexas é imprescindível ao educador contemporâneo a capacidade de confrontar,
questionar e refletir sobre a eficácia de sua prática pedagógica. É preciso, portanto, que esse
educador perceba e acompanhe as constantes transformações na sociedade e que seja capaz de
com um olhar cuidadoso descobrir o que existe dentro do aluno a espera de oportunidades que
permitam tornar visível um leque de possibilidades que só podem ser percebidas por alguém
capaz de ver além do que é revelado pelos órgãos sentidos.
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