Educação ambiental: o aprendizado sequencial como experiência escolar alternativa
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Data
2012-07-20Autor
Silva, Amanda Nascimento da
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A presente monografia se refere à aplicação do método do Aprendizado Sequencial como ferramenta para a prática da educação ambiental com estudantes de ensino fundamental e médio, em trilhas ecológicas, e educadores de diversos níveis de ensino em cursos promovidos em Programas de Educação Ambiental exigidos para fins de licenciamento ambiental. Este método foi proposto por Joseph Cornell em 1977 e corresponde a uma filosofia de ensino que sugere a adoção de uma sequência, buscando valorizar determinados aspectos sutis da natureza humana para que as atividades na natureza tornem-se mais produtivas. Nessa perspectiva, as dinâmicas são reunidas em 4 estágios: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O trabalho foi realizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, que corresponde a uma Unidade de Conservação referência em educação e pesquisa. Além disso, as dinâmicas propostas foram realizadas em espaços verdes localizados nos municípios de Albano Machado, Dois Lajeados, Nonoai, Veranópolis e Vila Flores, localizados no interior do Estado do Rio Grande do Sul, visando ampliar os resultados obtidos. O método utilizado contribuiu para que as pessoas tenham experiências inspiradoras, através da realização de atividades criativas, que valorizassem o contato com a natureza. Ao longo do trabalho foi possível perceber um aumento do interesse dos participantes por atividades realizadas ao ar livre, assim como possibilitar a aproximação entre teoria e prática. Além disso, evidenciou-se uma relação interessante entre o método do Aprendizado Sequencial e mudanças de postura em relação aos problemas ambientais.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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