dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Sartori, Élida | |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T11:34:30Z | |
dc.date.available | 2019-06-05T11:34:30Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16745 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The study aims to understand the mechanisms for improvement of education, ie teaching and
learning, as manifested in processes of institutional evaluation of public schools in order to situate the
school institution as a place of commitment, both by learning about the principles democratizing and
transforming reality. We depart from the principle that the assessment is the process of collective
construction by which we discuss directions, rhythms and adjustments are being made and the
intervention in the form of participative management and democratic and that this process depends on
the theoretical bases, this is the conception of education that is practiced. Specifically the topic under
discussion proposes an analysis of the challenges the manager to promote the participation of
segments of the school community. The theoretical discussion carried out, guided by de outhors argue
that this practice contributes to the deepening of the aplicant’s empirical studies conducted through a
questionnaire answered by techers, administrators, parents and students fron State College Dr.
Liberato Salzano Vieira da Cunha, the city of Liberato Salzano, RS. The qualitative approach allows to
visualize the processes of school organization and the need for qualified managers who are able to
articulate spaces conducive to participatory activities at the school, delineating the characteristics
necessary for managers of public school and institutional assessment, so that all actors are included in
school as active participants in constructing their knowledge. Sharing management with the
community, the school will become increasingly compromised in their actions and seek appropriate
solutions to the dilemmas and confrontations that arise in relations between subjects, the
implementation of their proposal and their pedagogical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Avaliação institucional | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | Institutional assessment | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Avaliação institucional e os processos de gestão democrática e participativa da escola pública | por |
dc.title.alternative | Institucional assessment and management procedures of the democratic and participatory public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo visa compreender os mecanismos de aperfeiçoamento da educação, isto
é, do ensino e da aprendizagem, manifestos em processos de avaliação institucional
da escola pública, de modo a situar a instituição escolar como lugar de
comprometimento, tanto com a aprendizagem quanto com os princípios
democratizantes e de transformação da realidade. Parte-se do princípio que a
avaliação é o processo de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e
ajustes e se procede a intervenção, na forma de gestão participativa e democrática e
de que esse processo depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da
concepção de educação que se pratica. Especificamente o tema em pauta propõe a
análise dos desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da
comunidade escolar. A discussão teórica realizada, balizada em autores que
discutem essa prática, contribui para o aprofundamento dos estudos do recorrente
empírico realizado através de questionário respondido por professores, gestores,
pais e alunos do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, do
município de Liberato Salzano/RS. O enfoque qualitativo permite visualizar os
processos de organização escolar e a necessidade da qualificação dos gestores
para que sejam capazes de articular espaços propícios às ações participativas na
escola, delimitando as características necessárias aos gestores da escola pública e
da avaliação institucional, de maneira que todos os atores sejam incluídos na escola
como participantes ativos na construção de seus saberes. Partilhando a gestão com
a comunidade, a escola será cada vez mais comprometida e em suas ações buscará
soluções adequadas aos dilemas e enfrentamentos que decorrem das relações
entre os sujeitos, da execução de sua proposta e de seu fazer pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |