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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorSartori, Élida
dc.date.accessioned2019-06-05T11:34:30Z
dc.date.available2019-06-05T11:34:30Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16745
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe study aims to understand the mechanisms for improvement of education, ie teaching and learning, as manifested in processes of institutional evaluation of public schools in order to situate the school institution as a place of commitment, both by learning about the principles democratizing and transforming reality. We depart from the principle that the assessment is the process of collective construction by which we discuss directions, rhythms and adjustments are being made and the intervention in the form of participative management and democratic and that this process depends on the theoretical bases, this is the conception of education that is practiced. Specifically the topic under discussion proposes an analysis of the challenges the manager to promote the participation of segments of the school community. The theoretical discussion carried out, guided by de outhors argue that this practice contributes to the deepening of the aplicant’s empirical studies conducted through a questionnaire answered by techers, administrators, parents and students fron State College Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, the city of Liberato Salzano, RS. The qualitative approach allows to visualize the processes of school organization and the need for qualified managers who are able to articulate spaces conducive to participatory activities at the school, delineating the characteristics necessary for managers of public school and institutional assessment, so that all actors are included in school as active participants in constructing their knowledge. Sharing management with the community, the school will become increasingly compromised in their actions and seek appropriate solutions to the dilemmas and confrontations that arise in relations between subjects, the implementation of their proposal and their pedagogical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectInstitutional assessmenteng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleAvaliação institucional e os processos de gestão democrática e participativa da escola públicapor
dc.title.alternativeInstitucional assessment and management procedures of the democratic and participatory public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo visa compreender os mecanismos de aperfeiçoamento da educação, isto é, do ensino e da aprendizagem, manifestos em processos de avaliação institucional da escola pública, de modo a situar a instituição escolar como lugar de comprometimento, tanto com a aprendizagem quanto com os princípios democratizantes e de transformação da realidade. Parte-se do princípio que a avaliação é o processo de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede a intervenção, na forma de gestão participativa e democrática e de que esse processo depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica. Especificamente o tema em pauta propõe a análise dos desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da comunidade escolar. A discussão teórica realizada, balizada em autores que discutem essa prática, contribui para o aprofundamento dos estudos do recorrente empírico realizado através de questionário respondido por professores, gestores, pais e alunos do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, do município de Liberato Salzano/RS. O enfoque qualitativo permite visualizar os processos de organização escolar e a necessidade da qualificação dos gestores para que sejam capazes de articular espaços propícios às ações participativas na escola, delimitando as características necessárias aos gestores da escola pública e da avaliação institucional, de maneira que todos os atores sejam incluídos na escola como participantes ativos na construção de seus saberes. Partilhando a gestão com a comunidade, a escola será cada vez mais comprometida e em suas ações buscará soluções adequadas aos dilemas e enfrentamentos que decorrem das relações entre os sujeitos, da execução de sua proposta e de seu fazer pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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