Avaliação institucional e os processos de gestão democrática e participativa da escola pública
Resumen
O estudo visa compreender os mecanismos de aperfeiçoamento da educação, isto
é, do ensino e da aprendizagem, manifestos em processos de avaliação institucional
da escola pública, de modo a situar a instituição escolar como lugar de
comprometimento, tanto com a aprendizagem quanto com os princípios
democratizantes e de transformação da realidade. Parte-se do princípio que a
avaliação é o processo de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e
ajustes e se procede a intervenção, na forma de gestão participativa e democrática e
de que esse processo depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da
concepção de educação que se pratica. Especificamente o tema em pauta propõe a
análise dos desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da
comunidade escolar. A discussão teórica realizada, balizada em autores que
discutem essa prática, contribui para o aprofundamento dos estudos do recorrente
empírico realizado através de questionário respondido por professores, gestores,
pais e alunos do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, do
município de Liberato Salzano/RS. O enfoque qualitativo permite visualizar os
processos de organização escolar e a necessidade da qualificação dos gestores
para que sejam capazes de articular espaços propícios às ações participativas na
escola, delimitando as características necessárias aos gestores da escola pública e
da avaliação institucional, de maneira que todos os atores sejam incluídos na escola
como participantes ativos na construção de seus saberes. Partilhando a gestão com
a comunidade, a escola será cada vez mais comprometida e em suas ações buscará
soluções adequadas aos dilemas e enfrentamentos que decorrem das relações
entre os sujeitos, da execução de sua proposta e de seu fazer pedagógico.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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