A inter-relação família e escola no contexto da gestão escolar: caminho possível para a transformação da realidade educacional
Visualizar/ Abrir
Data
2010-09-18Autor
Von Scharten, Roseli de Fátima Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo monográfico teve como objetivo investigar a importância da inter-relação entre família e escola para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar, como um caminho possível para a transformação da realidade educacional, sobretudo no que se refere à participação efetiva da família no processo de desenvolvimento integral do aluno. Especificamente buscou-se (a) identificar a função da escola e da família no contexto escolar e social, (b) compreender como a participação da família no contexto escolar contribui para a transformação da realidade educacional e (c) propor uma educação em valores na família e na escola como uma alternativa educacional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica. Observou-se que a integração família e escola é fundamental para possíveis mudanças na organização social, nas relações familiares e no próprio papel da educação na sociedade. Assim, acredita-se que a inter-relação família e escola, assumida através da participação da família no contexto da gestão escolar e como coadjuvante no processo de resgate dos valores, constitui-se em uma possibilidade de transformação efetiva da realidade educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: