Investigação sobre o sistema circulatório no ensino fundamental: planejamentos e atividades
Abstract
Esta dissertação tem como tema a investigação do ensino sobre o sistema circulatório no Ensino Fundamental, sendo esse um exemplo de complexidade e abstração típicas do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida baseando-se em duas abordagens metodológicas: análise de planejamentos de aulas e uso de uma proposta de ensino por meio de narrativa. A pesquisa dividiu-se em três fases: na primeira etapa realizou-se o levantamento e análise de planejamentos de aula, destinados ao ensino do sistema circulatório para alunos do Ensino Fundamental, disponíveis na plataforma virtual do Ministério da Educação denominada Portal do Professor. O objetivo desta fase foi o de investigar características relacionadas à estrutura de planos de aula e ao uso de recursos didáticos. Na segunda etapa, ocorreu análise do conteúdo sobre sistema circulatório presente em livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, a elaboração de um texto com elementos de linguagem narrativa para a explicação do processo de circulação sanguínea e a aplicação desse material. Os sujeitos que participaram dessa pesquisa foram alunos de três turmas, matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, no ano de 2018. Os conhecimentos prévios dos alunos foram investigados através de um questionário. A leitura do texto foi acompanhada de atividades de identificação de imagens e resolução de questões, demandando respostas de compreensão e interpretação do texto. Quarenta e cinco dias após a realização das atividades, foi aplicado um questionário de avaliação sobre o conteúdo veiculado no texto e uma atividade de escrita avaliando sob o ponto de vista dos alunos o material que havia sido utilizado. Os resultados da primeira fase da pesquisa indicam que as sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor não apresentam um mesmo padrão de estrutura, apesar de estarem depositados na mesma plataforma. Em relação ao processo avaliativo colocam como uma etapa pouco definida e bastante superficial. A terceira etapa contém análise dos dados obtidos na segunda etapa. A aplicação do texto com elementos de narrativa sugerem que o desenvolvimento das atividades podem ter contribuído para o entendimento dos alunos sobre o assunto, pois conseguiram expressar a ideia principal do conteúdo presente no material. Tanto a análise dos livros didáticos quanto dos planejamentos de aula, levam à percepção de que há pouca presença de elementos de narrativa no material destinado ao Ensino Fundamental e que a inclusão de narrativas pode ser uma estratégia facilitadora para o processo de ensino aprendizagem de temas complexos, como exemplo o estudo do sistema circulatório.
The following license files are associated with this item: