Resignificando a prática pedagógica: o curta como instrumento de aprendizagem interdisciplinar
Resumen
Nos dias atuais as inovações tecnológicas têm provocado mudanças no cotidiano escolar. Neste contexto, incluem-se as mídias vídeo e televisão, a qual ocupa um grande espaço no cotidiano das pessoas de todas as idades e de diferentes classes sociais. Muitas vezes a linguagem audiovisual da televisão é vista de maneira preconceituosa por muitos segmentos sociais e pela maioria dos educadores, sendo usada apenas como um recurso para suprir a carência pedagógica em sala de aula. Através dela, têm-se acesso ao cinema pelas mini séries, longa metragens, documentários e a muitos curtas metragens que estão sendo produzidos e apresentados nos canais abertos. Muitos destes curtas metragens são produções independentes com as quais pode-se incentivar os alunos a produzir vídeos educacionais em sala de aula abordando conteúdos disciplinares ou até mesmo criações culturais, documentários ou ainda filmes de ficção ou fantasia. Produções de curta metragem podem e devem ser utilizadas pelos educadores em sala de aula, já que elas apresentam temáticas variadas, são de curta duração,e encaixam-se perfeitamente em um módulo de aula. Com base neste pensamento, foi proporcionado aos alunos, neste trabalho, um contato com a produção de um vídeo cultural, possibilitando alcançar a aprendizagem através da criação, da análise e da construção, utilizando os recursos tecnológicos atuais: televisão e vídeo em sala de aula.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: