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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSchizzi, Barbara
dc.date.accessioned2019-06-07T14:55:10Z
dc.date.available2019-06-07T14:55:10Z
dc.date.issued2011-12-19
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16791
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research was developed in the course of Specialization in Educational Management, of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as a partial requirement for completion of this one. It aims to understand, as the management of teaching reading in the first years of elementary school. Thus, as a problem of research we are: How is the management of teaching reading in the first years of elementary school? It was defined as general objective: To understand how the case management of teaching reading in the first years of elementary school. And the following objectives: to know the educational and pedagogical approach of teachers in relation to reading and understanding the theoretical-methodological practices that support reading in the school studied. To meet the proposed objectives, we performed a qualitative research approach in a socio-cultural public school in the city Santa Maria - RS. The study worked with semi-structured interviews and documentary analysis of the political project - teaching. The theoretical research that guided the authors were as follows: Ferreiro (1990, 2000, 2005), Ferreira (2001), Freire (1989), Lück (2006, 2008), Silva (1988, 1995), Vasconcellos (2007) e Veiga (2006a, 2006b). Thus, from the survey understand the importance of democratic and participatory management in school, how their achievement can qualify practices. At school there are important projects investigated on reading, but they take place without the support of all participants in the educational process. If they had the support of everyone at school would be more significant in students' education. The school is a reality of great socio-economic deprivation, one of the priority areas that students have access to reading, which makes this work even more important in the life of these subjects. When everyone involved in the educational aims the same goals the work becomes more significant in the formation of the student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAprendizagem da leiturapor
dc.subjectFormação do sujeitopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectLearning to readeng
dc.subjectFormation of the subjecteng
dc.titleA gestão escolar e o ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeSchool management and teaching reading in the first years of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a conclusão deste. Buscou compreender, como acontece a gestão do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, como problema da investigação temos: Como se dá a gestão do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental? Como objetivo geral definimos: Compreender como acontece a gestão do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos: conhecer a abordagem didático-pedagógica dos professores em relação à leitura e compreender as concepções teórico-metodológicas que sustentam as práticas de leitura na escola pesquisada. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa sociocultural em uma escola da rede pública municipal da Santa Maria - RS. A pesquisa trabalhou com entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto político - pedagógico. O aporte teórico que balizou a investigação foram os seguintes autores: Ferreiro (1990, 2000, 2005), Ferreira (2001), Freire (1989), Lück (2006, 2008), Silva (1988, 1995), Vasconcellos (2007) e Veiga (2006a, 2006b). Assim, a partir da pesquisa realizada compreendemos a importância da gestão democrática e participativa na escola, o quanto a sua realização pode qualificar as práticas. Na escola investigada existem projetos importantes sobre leitura, mas estes se realizam sem o apoio de todos os participantes do processo educativo. Se estes tivessem o apoio de todos na escola seriam bem mais significativos na formação dos estudantes. A escola se encontra em uma realidade de grande carência sócio-econômica, sendo um dos espaços prioritários que os alunos terão acesso à leitura, o que torna trabalho realizado nesta ainda mais importante na vida destes sujeitos. Quando todos os envolvidos no ato educativo buscam os mesmos objetivos o trabalho se torna mais significativo na formação do estudante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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