A gestão escolar e o ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educacional,
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a
conclusão deste. Buscou compreender, como acontece a gestão do ensino da leitura
nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, como problema da investigação
temos: Como se dá a gestão do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino
fundamental? Como objetivo geral definimos: Compreender como acontece a gestão
do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos
específicos: conhecer a abordagem didático-pedagógica dos professores em relação
à leitura e compreender as concepções teórico-metodológicas que sustentam as
práticas de leitura na escola pesquisada. Para atender aos objetivos propostos, foi
realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa sociocultural em uma escola da
rede pública municipal da Santa Maria - RS. A pesquisa trabalhou com entrevistas
semiestruturadas e análise documental do projeto político - pedagógico. O aporte
teórico que balizou a investigação foram os seguintes autores: Ferreiro (1990, 2000,
2005), Ferreira (2001), Freire (1989), Lück (2006, 2008), Silva (1988, 1995),
Vasconcellos (2007) e Veiga (2006a, 2006b). Assim, a partir da pesquisa realizada
compreendemos a importância da gestão democrática e participativa na escola, o
quanto a sua realização pode qualificar as práticas. Na escola investigada existem
projetos importantes sobre leitura, mas estes se realizam sem o apoio de todos os
participantes do processo educativo. Se estes tivessem o apoio de todos na escola
seriam bem mais significativos na formação dos estudantes. A escola se encontra
em uma realidade de grande carência sócio-econômica, sendo um dos espaços
prioritários que os alunos terão acesso à leitura, o que torna trabalho realizado nesta
ainda mais importante na vida destes sujeitos. Quando todos os envolvidos no ato
educativo buscam os mesmos objetivos o trabalho se torna mais significativo na
formação do estudante.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: