Avaliação da qualidade dos cursos UAB sob a perspectiva dos alunos: uma proposta de modelo avaliativo de demanda
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2018-12-12Metadatos
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A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é participante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na oferta de cursos na modalidade a distância. O sistema UAB ganhou força e mostra-se como uma política pública eficaz no processo de interiorização do ensino superior. Neste contexto, destaca-se a necessidade de excelência na qualidade dos processos e serviços prestados à comunidade. Entre os processos, ressalta-se a necessidade de análise de demanda para os cursos UAB. Assim, a pesquisa objetivou avaliar a qualidade dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, posteriormente, propor um instrumento de apoio à tomada de decisão no processo de avaliação de demanda. Para tanto, a metodologia utilizada no trabalho foi exploratória e descritiva de caráter quantitativo e qualitativo. Utilizou-se questionários, os quais foram direcionados aos coordenadores das instituições do sistema UAB, no estado do Rio Grande do Sul, e aos alunos dos cursos UAB/UFSM em situação regular no segundo semestre de 2018. O método utilizado trouxe informações importantes as quais, traduziam-se em um sentimento ou acreditava-se em determinadas possibilidades empiricamente. Para as análises estatísticas de dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) e, de maneira complementar, o software Iramutec 0,7 alpha 2. Avaliou-se, ainda, de maneira amostral o perfil de algumas cidades-polo que ofertam os cursos UAB/UFSM. Pode-se inferir que o aluno do sistema UAB possui um perfil diferenciado se comparado ao presencial. Ao identificar e avaliar o tema qualidade dos serviços prestados relativos aos cursos UAB/UFSM, nas mais diversas dimensões, verifica-se que, na perspectiva dos alunos, existe a possibilidade de contribuir para um melhor planejamento e desempenho do processo de oferta e ensino. A pesquisa de demanda, utilização de videoaulas bem como e maior acompanhamento pedagógico, mostrou serem esses os caminhos para a melhoria na qualidade da prestação de serviços na oferta UAB/UFSM.
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