Gestão escolar e a formação continuada de professores na educação infantil
Resumen
O presente trabalho teve como finalidade compreender as percepções atribuídas
pelos professores de uma escola de educação infantil, à Formação Continuada de
professores. Também foi objetivo estabelecer uma relação entre o que as
professoras acreditam ser Formação Continuada e o processo formativo que
vivenciam na escola, ou seja, o processo formativo vivenciado em seu espaço de
atuação profissional. Em relação à metodologia, caracterizou-se como abordagem
qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de
entrevistas semi-estruturadas. A análise das informações se deu a partir da
observação escolar e das entrevistas realizadas, com a categorização dos dados
coletados objetivando encontrar a significação de formação continuada de
professores em cada uma das entrevistadas. Percebe-se que as professoras
entrevistadas atribuem à Formação Continuada um significado relacionado à
atualização dos estudos realizados após a formação inicial, assim como se nota que
este estudo está relacionado ao processo formativo vivencial no espaço de atuação
profissional. O qual a escola investigada demonstra estimular o processo reflexivo
dos seus professores, através de “feedback”, sinalização de possíveis caminhos
para se buscar respostas às situações-limites vivenciadas em sala de aula, a
interlocução de saberes entre professores-referência e bolsistas frente à reflexão
sobre a prática pedagógica desenvolvida, e os chamamentos à sistematização da
prática educativa desenvolvida em vista de possíveis participações em eventos
acadêmicos. E por meio de ações formativas, mobilizadas pela gestão desenvolvida
no espaço escolar, possibilita aos profissionais que atuam na Educação Infantil a
reflexão e a (re)elaboração continua e permanente de seus saberes pedagógicos e
práticas educativas desenvolvidas com as crianças em sala de aula.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: