dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Spessatto, Eucléia | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T13:54:23Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T13:54:23Z | |
dc.date.issued | 2010-07-30 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16835 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The study consists of observations made in a certain school, aiming to analyze the
factors that affect learning of students in 4th year. The survey used was qualitative,
including interviews and observations aimed at building management strategies for
learning that students have better academic performance. Observations were made
with students who attend the 4th year of the same school and can not read and
interpret. There were several hypotheses of what might have happened in the
learning of these students. These observations highlight the home environment they
live in, the psychological support they have and possible learning difficulties. The
work done aims to help students and teachers to develop a better knowledge of the
key strategies to successfully acquire learning and teaching staff in the classroom.
For a better analysis of the study, we used literature sources and observations made
with the students. It is concluded that several factors may affect the teaching of
reading and writing of these children, among them are: emotional, behavioral,
environmental, neurological and familiares.O educational manager and educator has a crucial role for the cognitive and social training of their students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Dificuldades | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Gestão da aprendizagem: em busca do sucesso escolar | por |
dc.title.alternative | Learning management: in search of academic success | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo consiste em observações feitas numa determinada escola, com o objetivo
de analisar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos do 4º ano. A
pesquisa utilizada foi a qualitativa, incluindo entrevistas e observações visando
construir estratégias de gestão de aprendizagem para que os alunos tenham melhor
desempenho escolar. Foram feitas observações com os alunos que frequentam o 4º
ano dessa mesma escola e não conseguem ler e interpretar. Foram levantadas
várias hipóteses de o que pode ter acontecido na aprendizagem desses alunos.
Nestas observações destaca-se o ambiente familiar em que eles vivem, o suporte
psicológico que eles possuem e possíveis dificuldades de aprendizagem. O trabalho
feito tem o objetivo de auxiliar os alunos e professores para um melhor
desenvolvimento do conhecimento das principais estratégias para se adquirir
sucesso tanto docente quanto discente em sala de aula. Para uma melhor análise do
estudo, utilizou-se fontes bibliográficas e observações feitas com os alunos. Concluise
que muitos fatores interferem no ensino da leitura e da escrita dessas crianças,
entre eles podemos destacar: fatores emocionais, comportamentais, ambientais,
neurológicos e familiares.O gestor educacional e o educador tem papel fundamental
para a formação cognitiva e social de seus alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |