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dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorBittencourt, Paola Portella de
dc.date.accessioned2019-06-10T14:55:36Z
dc.date.available2019-06-10T14:55:36Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationDE BITTENCOURT, P. P. Bookstagrammers e sua influência no consumo de livros e objetos literários. 2017. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16843
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present work focused on understanding the relationship between bookstagrammers, Brazilian and foreign, and their role as encouraging literary consumption, as well as analyze the importance of these digital influencers in strategies for book publishing. Using the concepts of social capital of Wellman (2001 apud RECUERO, 2014), digital social network and digital social media of Recuero (2009, 2014); cyberculture of Lévy (1999); consumption of Canclini (2010) and Bauman (2008); public and private according to Rosa (2006) and inflow and outflow according to Santaella and Lemos (2010), we discusses the importance of the literary community in the formation of identities, and the influence of consumption in this process, as well as how digital social networks and digital social media allows the emergence of personalities capable of influencing the consumption of a large portion of users. The methodology chosen was qualitative, according to authors Gibbs (2009) and Angrosino (2009), along with criteria that made it possible to evaluate the impact of bookstagrammers publications on Instagram. It has been noticed that foreign bookstagrammers are much more organized than Brazilians, both in volume of publications and in participation of marketing strategies. This way they get a greater engagement with their posts than the Brazilian accounts. The personalization of speeches - inserting elements of private life in the photos and subtitles - was the biggest differential found. The more the public and private spheres mingled, the more the bookstagrammer gained social capital, perceived through the likes and comments in the publications.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectBookstagrammerseng
dc.subjectLivrospor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectBookseng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleBookstagrammers e sua influência no consumo de livros e objetos literáriospor
dc.title.alternativeBookstagrammers and its influence on the consumption of books and literary objectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho dedicou-se a entender como funciona a relação entre os bookstagrammers, brasileiros e estrangeiros, e seu papel de incentivadores do consumo literário, bem como analisar a importância desses influenciadores digitais em estratégias de divulgação de títulos. Utilizando os conceitos de capital social de Wellman (2001 apud RECUERO, 2014), mídias e redes sociais digitais de Recuero (2009, 2014); cibercultura de Lévy (1999); consumo de Canclini (2010) e Bauman (2008); público e privado de Rosa (2006) e inflow e outflow de Santaella e Lemos (2010), discute-se a importância da comunidade literária na formação de identidades, e a influência do consumo nesse processo, bem como o quanto as redes e mídias sociais digitais possibilitam surgir personalidades capazes de influenciar o consumo de uma grande parcela de usuários. A metodologia escolhida foi a qualitativa, segundo os autores Gibbs (2009) e Angrosino (2009), juntamente com critérios que tornassem possível avaliar o impacto das fotos e das legendas das publicações dos bookstagrammers no Instagram. Percebeu-se que os bookstagrammers estrangeiros estão muito mais organizados do que os brasileiros, tanto em volume de publicações quanto em participação de estratégias de marketing. Dessa forma eles conseguem um engajamento maior com suas postagens do que as contas brasileiras analisadas. A pessoalização dos discursos – inserir elementos da vida privada nas fotos e nas legendas – foi o maior diferencial encontrado. Quanto mais as esferas públicas e privadas se misturavam, mais o bookstagrammer conquistava capital social, percebido através das curtidas e comentários nas publicações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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