A formação crítico-reflexiva do revisor de textos: a construção da profissionalidade em uma empresa júnior
Resumo
A não regulamentação da atividade de revisão de textos enquanto profissão tem instigado o interesse de pesquisadores para compreender com mais afinco o funcionamento dessa atividade profissional (BESSA, 2015; ROCHA, 2015; OLIVEIRA, 2016; RIBEIRO, 2016; PORTO, 2016; LEMOS, 2017). Na esteira desses estudos, a presente pesquisa busca investigar de que forma se dá a construção da profissionalidade de revisores de textos e quais etapas constituem esse processo. Para isso, o aporte teórico-metodológico tem ancoragem nos preceitos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; 2016), por se tratar de uma teoria voltada para a compreensão da emancipação social por meio de análise de discurso linguisticamente orientada, tendo como instrumento de análise o Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), que possibilita verificar de que forma nossos participantes de pesquisa (res)significam a atividade de revisão de textos a partir de suas experiências. Ademais, a fim de compreender o processo de formação profissional, este estudo se alinha à teoria da educação profissional reflexiva (SCHÖN, 2000). Metodologicamente, o estudo tem como universo de pesquisa uma empresa júnior (EJ) de revisão de textos (Grámmatos Jr.) vinculada ao curso de Bacharelado em Letras – Português da UFSM e ao projeto de extensão Formação de revisores de textos (GAP: 044795). Como participantes de pesquisa, contamos com três membros da empresa júnior que se enquadram nos seguintes critérios preestabelecidos: i) assiduidade na participação das atividades da EJ; ii) disponibilidade para participar das atividades da pesquisa; iii) ser membro da EJ desde sua criação. Para a análise dos dados linguísticos, os corpora são compostos por três instrumentos: i) questionário semiestruturado; ii) relatos de experiência; e iii) entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos resultados foi dividida em dois momentos: análise contextual e análise textual. A análise contextual volta-se para um mapeamento dos contextos nos quais o objeto de estudo está inserido: i) contextualização da profissão do revisor de textos no Brasil; e ii) contextualização o universo de trabalho da Grámmatos Jr. Já a análise textual tem como foco os materiais gerados ao longo da pesquisa, por meio dos quais tivemos acesso às experiências vivenciadas por nossos participantes de pesquisa. Como resultados, verificamos que a profissionalidade no espaço da Grámmatos Jr. é construída pelas seguintes etapas: antes-da-ação, conhecer-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-crítica-a-partir-da-ação. Ademais, constatamos recorrência e alternância de processos materiais e mentais nos discursos das participantes, sinalizando a importância da complementariedade de conhecimentos práticos e teóricos para a subsidiar o processo crítico-reflexivo diante da profissão.
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