Aplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do público
Resumo
O presente trabalho, visa debater sobre a semiótica nas publicações impressas, em face a seletividade de seu público. Em vias da necessidade de criação de produtos editoriais que ampliem reflexões semióticas tanto no plano da expressão, quanto no plano do conteúdo (raciocínio advindo da semiótica greimasiana), procurou-se demonstrar as potencialidades dos processos criativos a partir de um raciocínio que tenha o público, como aporte básico para a concepção do impresso. Com isso, objetivamos a criação de uma metodologia base que auxilie nosso público primário, os acadêmicos da UFSM, em seus processos criativos e contribua para que possamos conceber uma cultura mais complexa sobre a criação de impressos. A partir do raciocínio de Samara (2011) estruturamos nosso pensamento a partir de três eixos principais: O da forma e conteúdo, o do público e o do gerenciamento de marca. Logo, após o debate de cada um dos três e acrescidos do pensamento de Joannis (1988), procuramos apresentar a criação de impressos a partir de um processo segmentado, que sirva como reflexão e debate de cada etapa que estamos desenvolvendo e que nos auxilie a aprimorar nossas ideias e criações. A partir da análise de nosso objeto empírico, as histórias em quadrinhos do personagem Capitão América, da Marvel Comics, podemos denotar que o processo de criação a partir do público (que tem uma preocupação tanto com a forma, com o conteúdo e com o gerenciamento de marca) não é um processo tão original quanto pensávamos. Porém, tal raciocínio ainda necessita ir ao encontro de nosso público de interesse, os acadêmicos, para que assim consigamos maneiras melhores de conceber nossos produtos editorias, que não apenas o estético ou o conteúdo, mas que se possa criar produções mais bem estruturadas e “ricas” em ambos os aspectos.
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