Um profissional liberal enquanto marca: construção de um plano de branding
Resumo
Este trabalho propõe um plano de construção e gestão de marca para profissionais liberais. Desta forma, busca-se compreender o papel da marca nas estratégias de marketing e o desenvolvimento do processo de branding na atualidade. Em um primeiro momento analisam-se casos de sucesso de profissionais liberais que já estão desenvolvendo suas marcas, resultando em uma categorização destes em três diferentes posicionamentos: produto, veículo e agregador. A concepção do plano de branding para profissionais liberais parte dos pressupostos de Andrea Semprini, que entende a marca como uma instância eminentemente semiótica que se baseia em um projeto e nas manifestações, que, por sua vez, geram sua identidade. Somam-se, ainda, os conceitos de modelagem de negócio de Osterwalder e Pigneur. Por fim, expõem-se reflexões acerca das peculiaridades e especificidades encontradas na construção de um plano de branding para profissionais liberais, como questões éticas de cada profissão, separação da vida privada com a imagem pública, integração da comunicação e produção de conteúdo.
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