Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
Abstract
Neste estudo, queremos saber como a publicidade, enquanto campo, define o lugar de trabalho das mulheres nas agências a partir dos estereótipos de gênero. Para isso, fundamentadas em um pensamento cartográfico, construímos um mapa teórico da publicidade enquanto campo, com foco nas relações de trabalho, nas disputas de poder e nas questões de gênero, examinando, com base nas perspectivas de campo e habitus, a divisão do trabalho por gênero, e analisando se os novos estudos e iniciativas sobre o papel da mulher na publicidade incidem no dia a dia das agências. Acreditamos que para melhor compreender como ocorrem as relações entre agentes dentro do campo, e entre os subcampos da publicidade, o melhor é privilegiar as interações que acontecem no ambiente de trabalho publicitário, por isso realizamos observações não participante em duas agências de Porto Alegre e entrevistas em profundidade com profissionais que nelas atuam. Como podemos observar, intrínseca às interações estão as disputas de poder, que, muitas vezes, têm o gênero como fator determinante
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