dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Santos, Andreine Lizandra dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T13:11:42Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T13:11:42Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16898 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the Parâmetros Curriculares Nationais, launched in 1996 by
the Ministry of Education and Culture, which represent a benchmark proposal to unify
Brazilian education in their curriculum elaboration. From this point, the objective is to
perceive how the Parâmetros Curriculares Nationais are embedded in the school
curriculum. This way the question is: how the Parâmetros Curriculares Nationais
provide a curricular autonomy to the schools, since there is a lack of adjustments in
the legislation to contemplate the diversity of a society in constant evolution. As well
as a reflection of all teachers and students about what has been done and what the
Parâmetros Curriculares Nationais will be able to do, is needed, especially in the
Portuguese language discipline. In this way, this research will be able through
bibliography quantity how is possible conciliate the Parâmetros Curriculares
Nacionais with the school context, and their school autonomy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Autonomia da escola | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | School autonomy | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | Os parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho discute os Parâmetros Curriculares Nacionais lançados em 1996 pelo
Ministério da Educação e Cultura, que constituem uma proposta de referência a fim
de unificar a educação brasileira na elaboração de seus currículos. A partir daí,
objetiva-se perceber como os PCNs estão inseridos no currículo escolar. Dessa
forma, questiona-se: em que sentido os PCNs proporcionam uma autonomia
curricular às escolas, uma vez que a legislação educacional precisa de ajustes a fim
de contemplar a diversidade de uma sociedade em constante evolução. Cabe,
assim, a todo corpo docente e discente uma reflexão acerca do que vem sendo feito
e do que os PCNs podem acrescentar, em especial, na disciplina de Língua
Portuguesa. Neste sentido, o estudo viabiliza através de uma pesquisa qualitativa
bibliográfica perceber de que forma é possível conciliar os parâmetros curriculares
nacionais com o contexto escolar e o papel da autonomia escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |