Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorSantos, Andreine Lizandra dos
dc.date.accessioned2019-06-11T13:11:42Z
dc.date.available2019-06-11T13:11:42Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16898
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article discusses the Parâmetros Curriculares Nationais, launched in 1996 by the Ministry of Education and Culture, which represent a benchmark proposal to unify Brazilian education in their curriculum elaboration. From this point, the objective is to perceive how the Parâmetros Curriculares Nationais are embedded in the school curriculum. This way the question is: how the Parâmetros Curriculares Nationais provide a curricular autonomy to the schools, since there is a lack of adjustments in the legislation to contemplate the diversity of a society in constant evolution. As well as a reflection of all teachers and students about what has been done and what the Parâmetros Curriculares Nationais will be able to do, is needed, especially in the Portuguese language discipline. In this way, this research will be able through bibliography quantity how is possible conciliate the Parâmetros Curriculares Nacionais with the school context, and their school autonomy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectAutonomia da escolapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSchool autonomyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleOs parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho discute os Parâmetros Curriculares Nacionais lançados em 1996 pelo Ministério da Educação e Cultura, que constituem uma proposta de referência a fim de unificar a educação brasileira na elaboração de seus currículos. A partir daí, objetiva-se perceber como os PCNs estão inseridos no currículo escolar. Dessa forma, questiona-se: em que sentido os PCNs proporcionam uma autonomia curricular às escolas, uma vez que a legislação educacional precisa de ajustes a fim de contemplar a diversidade de uma sociedade em constante evolução. Cabe, assim, a todo corpo docente e discente uma reflexão acerca do que vem sendo feito e do que os PCNs podem acrescentar, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa. Neste sentido, o estudo viabiliza através de uma pesquisa qualitativa bibliográfica perceber de que forma é possível conciliar os parâmetros curriculares nacionais com o contexto escolar e o papel da autonomia escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto