Os parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola
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Data
2011-09-17Autor
Santos, Andreine Lizandra dos
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Este trabalho discute os Parâmetros Curriculares Nacionais lançados em 1996 pelo
Ministério da Educação e Cultura, que constituem uma proposta de referência a fim
de unificar a educação brasileira na elaboração de seus currículos. A partir daí,
objetiva-se perceber como os PCNs estão inseridos no currículo escolar. Dessa
forma, questiona-se: em que sentido os PCNs proporcionam uma autonomia
curricular às escolas, uma vez que a legislação educacional precisa de ajustes a fim
de contemplar a diversidade de uma sociedade em constante evolução. Cabe,
assim, a todo corpo docente e discente uma reflexão acerca do que vem sendo feito
e do que os PCNs podem acrescentar, em especial, na disciplina de Língua
Portuguesa. Neste sentido, o estudo viabiliza através de uma pesquisa qualitativa
bibliográfica perceber de que forma é possível conciliar os parâmetros curriculares
nacionais com o contexto escolar e o papel da autonomia escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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