Comercialização de hortigranjeiros nos assentamentos do MST, no município de Nova Santa Rita: uma aplicação do modelo Swot
Resumen
Este trabalho aborda a comercialização de verduras e legumes, que são produzidos nos
assentamentos do município de Nova Santa Rita. A produção se encontra em 6 famílias
do Assentamento Capela, 8 famílias do Assentamento Itapuí e 32 famílias do
Assentamento Santa Rita de Cassia II. A avaliação foi feita a partir do método de analise
da Matriz SWOT, sendo usado como elementos construtores de avaliação e
sistematização a teoria da Cadeia de Valores e Estratégicas Genéricas. As formas de
produção encontradas nos assentamentos foram os canais de comercialização de
venda direta aos consumidores; vendas a pequenos mercados, restaurantes e
comércios locais; vendas em feiras de produtores orgânicos; vendas vias projetos
governamentais e vendas para agroindústrias. A partir da teoria de Cadeia de Valores,
foi possível constatar que seria uma opção interessante para todos os assentamentos
adotarem como estratégia a diferenciação, sendo principalmente relacionada à
produção orgânica, construída nos assentamentos que são frutos da Reforma Agrária,
são produtos que levam a simbologia do MST, para quem é adepto a essa luta, mas
também são produtos ligados à discussão da economia solidaria. Ainda é importante o
Assentamento Santa Rita de Cassia II a adotar a estratégia de custos e ainda o
assentamento Itapuí adotar a estratégia de foco na diferenciação. As principais
dificuldades encontradas no processo de comercialização foram: Falta de infra-estrutura
produtiva, e muito trabalho com grande dificuldade braçal; Falta de transporte adequado
para comercialização; Muitas famílias dependerem apenas dos projetos
governamentais; Valores das DAPs são muito baixo (R$ 4.500,00); Falta de crédito
especifico; Dificuldade de manejo produtivo e padronização na produção e qualidade;
Sobra alguns produtos e não se tem agroindústria para aproveita-los; e Falta de
planejamento e gestão da atividade e da propriedade por muitas famílias. As principais
potencialidades diagnosticadas e a serem exploradas foram: Assentamentos localizados
numa região de mercado consumidor muito grande; Toda a produção ser de alimentos
orgânicos; Os produtos carregam uma simbologia muito grande, que é o MST e a
Reforma Agrária; Organização regional, com participação e organização em forma de
Grupo Gestores; COOTAP ter papel ativo na articulação da comercialização e esta
conseguindo realizar a logística da comercialização vias projetos de PAA; Diversas
famílias possuem participação em feira; e Contribuição da ATES.
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