Capricho Week: a recepção da revista em suas multiplataformas digitais
Abstract
Este trabalho propõe investigar a recepção da revista Capricho em suas multiplataformas, de modo a identificar as diferentes práticas de leitura pelas leitoras, e compreender como se dá a identificação com a revista, em um contexto de convergência midiática. A pesquisa utiliza como base os estudos de recepção, e parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa, combinando etapas e procedimentos bibliográficos, exploratórios e empíricos. Na pesquisa bibliográfica, identificaram-se trabalhos para a formação do quadro teórico da presente pesquisa; a etapa exploratória foi realizada em duas fases: descrição da presença digital da revista e mapeamento de grupos e páginas não oficiais da revista Capricho, criados pelos próprios leitores. Já a etapa empírica caracterizou-se pela aplicação de questionários, a partir da pesquisa exploratória. Após a aplicação de questionários, realizou-se entrevistas com quatro leitoras, para que houvesse aprofundamento nas respostas. Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se a pouca adesão da leitura a partir do aplicativo para dispositivos móveis e a preferência de páginas e perfis em sites de redes sociais. Dentre as principais práticas de leitura que marcam esse contexto estão a interação com amigos a partir de marcações em redes sociais ou envio de prints; a realização de práticas de leitura em conjunto com outras pessoas de forma presencial. A identificação das leitoras com a revista se dá principalmente a partir da mudança do seu projeto editorial que valoriza diversos tipos de características e personalidades femininas.
Collections
The following license files are associated with this item: