Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorCustódio, Júlia Falleiro
dc.date.accessioned2019-06-11T15:38:34Z
dc.date.available2019-06-11T15:38:34Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, J. F. “Elas também bebem”: o consumo de cerveja por mulheres de Santa Maria. 2017. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16941
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn the past years, there has been a strengthened trend related to the consumption of beer by women. According to several researches, women have been drinking more beer – online platform MindMiners, for instance, states that 57% of Brazilian women consume alcohol, of which 72% drink beer. Besides consuming more, women are also brewing and getting their spot in the beer business. Beer advertising, however, seems not to follow this trend. Although there is a consumption growth and a behavioral change, beer ads are still mostly aimed to the male consumer, showing a highly stereotyped image of woman. In this sense, this work focuses on understanding the relation between women and this kind of publicity; as well as its influence in the beer consumption growth. To do so, a series of interviews with women who consume, brew and work with beer have been conducted. All interviews have been film recorded and are part the product of this experimental project: an audiovisual documentary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsumopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCervejapor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectBeereng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.title“Elas também bebem”: o consumo de cerveja por mulheres de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe Consumption of beer by women of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoExiste uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos em relação ao consumo de cerveja pelo público feminino. As mulheres têm bebido cada vez mais cerveja conforme mostram diversas pesquisas – a plataforma de pesquisa online MindMiners, por exemplo, afirma que 57% das brasileiras tomam bebidas alcoólicas e, dessas, 72% bebem cerveja. Além de consumir mais, as mulheres estão produzindo cerveja e se destacando no mercado. Apesar desse crescimento do consumo e da mudança comportamental, ainda nos deparamos com uma publicidade de cerveja voltada prioritariamente ao público masculino, que se utiliza de uma imagem da mulher extremamente estereotipada. Dessa forma, este trabalho se propõe a entender a relação que as mulheres têm com a publicidade desse produto e como (ou se) ela têm interferido no aumento do consumo. Para isso, foram feitas entrevistas com consumidoras, produtoras e mulheres que trabalham com cerveja. Todas as entrevistas foram filmadas e fazem parte do produto deste projeto experimental: um documentário audiovisual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.