“Elas também bebem”: o consumo de cerveja por mulheres de Santa Maria
Resumo
Existe uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos em relação ao consumo de cerveja pelo público feminino. As mulheres têm bebido cada vez mais cerveja conforme mostram diversas pesquisas – a plataforma de pesquisa online MindMiners, por exemplo, afirma que 57% das brasileiras tomam bebidas alcoólicas e, dessas, 72% bebem cerveja. Além de consumir mais, as mulheres estão produzindo cerveja e se destacando no mercado. Apesar desse crescimento do consumo e da mudança comportamental, ainda nos deparamos com uma publicidade de cerveja voltada prioritariamente ao público masculino, que se utiliza de uma imagem da mulher extremamente estereotipada. Dessa forma, este trabalho se propõe a entender a relação que as mulheres têm com a publicidade desse produto e como (ou se) ela têm interferido no aumento do consumo. Para isso, foram feitas entrevistas com consumidoras, produtoras e mulheres que trabalham com cerveja. Todas as entrevistas foram filmadas e fazem parte do produto deste projeto experimental: um documentário audiovisual.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: