dc.contributor.advisor | Stevens, Leandro | |
dc.creator | Barreto, Gabriela de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T15:45:00Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T15:45:00Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | BARRETO, G. S. As cores contam histórias: a significação do vermelho no cinema. 2017. 105 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16946 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work presents a research about the color's potentialities inside the cinema, with focus on red's meaning in the movies American Beauty (1999), The Sixth Sense (1999) and Moulin Rouge (2001). It seeks to understand the uses of a versatil color, like as red, can assume in the narrative, pointing its different senses, uses and meanings. To reach that, this work has a bibliographical review bringing concepts related to color and its physical, psychological and cultural characteristics, through the considerations of the authors Farina Perez Bastos (2006), Silveira (2011), Guimarães (2000) and Heller (2013). The color's context in the cinema history is explored with the concepts of Costa (2000), Martin (2003) e Mascarello (2006). The directions responsible for color control, as Direction of Photography and Art Direction, are explained by Barnwell (2013) and other authors. The narrative's structure follows the proposals of Comparato (1995), Campos (2011) e Gancho (2002). Supported by Banks' methodology (2009) about internal and external narrative analysis, and by Joly's considerations (1999) about study of image, this research aims to contribute to Comunication in order to form a professional aware of the creative potential of color. Through this research it was possible to conclude that red is a color that can aggregate many meanings to the plot as it is consciously employed as an element of the narrative. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cor | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Vermelho | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Color | eng |
dc.subject | Red | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.title | As cores contam histórias: a significação do vermelho no cinema | por |
dc.title.alternative | The colors tell stories: the red's meaning in the cinema | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades da cor dentro do cinema, com foco na significação do vermelho nos filmes Beleza Americana (1999), O Sexto Sentido (1999) e Moulin Rouge (2001). Busca-se compreender quais as utilizações que uma cor versátil como o vermelho pode assumir dentro de uma narrativa, apontando seus diferentes sentidos, usos e significações. O trabalho possui uma revisão bibliográfica trazendo conceitos ligados a cor e suas características físicas, psicológicas e culturais através das considerações dos autores Farina Perez e Bastos (2006), Silveira (2011), Guimarães (2000) e Heller (2013). É explorado também seu contexto dentro da história do cinema proposto por Costa (2000), Martin (2003) e Mascarello (2006). As direções responsáveis pelo controle da cor no cinema, como a Direção de Fotografia e a Direção de Arte são explicadas por Barnwell (2013) e outros autores. A estrutura da narrativa segue as propostas de Comparato (1995), Campos (2011) e Gancho (2002). Apoiado na metodologia de Banks (2009) sobre análise narrativa interna e externa e nas considerações de Joly (1999) a respeito do estudo da imagem, este trabalho visa contribuir para a área da Comunicação no sentido de formar um profissional ciente do potencial criativo da cor. Através da pesquisa, foi possível concluir que o vermelho é uma cor que consegue agregar muitos significados no enredo a medida em que é empregado conscientemente como elemento da narrativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |