As cores contam histórias: a significação do vermelho no cinema
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades da cor dentro do cinema, com foco na significação do vermelho nos filmes Beleza Americana (1999), O Sexto Sentido (1999) e Moulin Rouge (2001). Busca-se compreender quais as utilizações que uma cor versátil como o vermelho pode assumir dentro de uma narrativa, apontando seus diferentes sentidos, usos e significações. O trabalho possui uma revisão bibliográfica trazendo conceitos ligados a cor e suas características físicas, psicológicas e culturais através das considerações dos autores Farina Perez e Bastos (2006), Silveira (2011), Guimarães (2000) e Heller (2013). É explorado também seu contexto dentro da história do cinema proposto por Costa (2000), Martin (2003) e Mascarello (2006). As direções responsáveis pelo controle da cor no cinema, como a Direção de Fotografia e a Direção de Arte são explicadas por Barnwell (2013) e outros autores. A estrutura da narrativa segue as propostas de Comparato (1995), Campos (2011) e Gancho (2002). Apoiado na metodologia de Banks (2009) sobre análise narrativa interna e externa e nas considerações de Joly (1999) a respeito do estudo da imagem, este trabalho visa contribuir para a área da Comunicação no sentido de formar um profissional ciente do potencial criativo da cor. Através da pesquisa, foi possível concluir que o vermelho é uma cor que consegue agregar muitos significados no enredo a medida em que é empregado conscientemente como elemento da narrativa.
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