Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia
Fecha
2019-02-26Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um conjunto de atividades didáticas (ADs) como ferramentas nas aulas de Física no curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – campus sediado em Palmeira das Missões/RS. Nessa perspectiva, desenvolvemos, implementamos e avaliamos cinco ADs – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Consideramos que os recursos das TIC, por si só, não produzem mudanças no processo de ensino e aprendizagem, assim sendo, as atividades investigativas surgem com uma possível alternativa para potencializar e flexibilizar o aprendizado, tornando o estudante sujeito ativo do processo. Propusemos o seguinte problema de pesquisa: Qual a viabilidade de aplicação de um conjunto de ADs, utilizando simulações computacionais (SC) de forma investigativa para o estudo de fenômenos físicos no curso de Ciências Biológicas? Com o propósito de responder esse problema, utilizamos, para nortear nosso trabalho, a concepção de pesquisa baseada na metodologia Education Design Research (EDR). Na prática, a EDR busca identificar um problema real em contextos concretos de ensino e aprendizagem e, uma vez delineado o problema, propõe o desenvolvimento de uma investigação científica, buscando uma possível solução. Em nossa pesquisa, o encaminhamento foi através das ADs desenvolvidas, implementadas extra classe pelos estudantes e avaliadas no portal online gxq. Os resultados apontados nesta pesquisa indicam que a sequência de ADs cumpre com o seu objetivo principal de investigar as potencialidades das referidas tarefas como ferramentas nas aulas de Física no curso de Ciências Biológicas. A partir da análise do questionário inicial, do contato por mensagem digital, da análise das questões propostas e do questionário individual de cada atividade, evidenciamos que as ADs, apresentam potencialidades de aplicação e contribuem para o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: