Gestão escolar e a questão do planejamento coletivo: um olhar para a realidade
Visualizar/ Abrir
Data
2011-09-17Autor
Silva, Aline Cristina Moura
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de conclusão de curso de especialização em gestão educacional apresenta e analisa resultados de pesquisa realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido a partir da seguinte problemática: A organização da gestão escolar na Escola do Bairro, situada no Município Urbano, atende aos princípios da Gestão Democrática? Para aprofundar a análise desta questão, foram escolhidas duas ferramentas da Gestão Democrática apresentadas pela literatura: a construção coletiva do Projeto Político- pedagógico e a participação dos órgãos colegiados na gestão escolar. O objetivo geral do estudo foi investigar como se organiza a gestão escolar na Instituição escolhida no que se refere às práticas da Gestão Democrática. A fundamentação teórica do estudo foi embasada em BARBOSA (1999), VEIGA (2002), LIBÂNEO (2003) e PERRENOUD (2005). A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa em Educação (LUDKE e ANDRÉ, 1986; BOGDAN e TAYLOR, 1986), com envolvimento do investigador no campo de ação, tendo como método o Estudo de Caso e como sujeitos da pesquisa, a equipe diretiva da Escola. Para coletar os dados, utilizou-se a análise documental, aplicação de questionários, entrevistas complementares e observação participante. Os principais resultados do estudo apontam para uma necessidade da teoria e da prática caminharem juntas, no que se refere à Gestão Democrática, pois existe o entendimento da importância da participação de todos os atores do processo escolar, através dos órgãos colegiados existentes na Instituição, para a obtenção dos objetivos propostos pela unidade escolar, com a finalidade de uma educação de qualidade. Conclui-se que, na Escola investigada, ainda existem alguns obstáculos para oportunizar tal participação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: