Interfaces entre trabalho e família: uma análise na perspectiva do profissional docente
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2019-03-07Metadatos
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Este estudo tem por objetivo geral analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para o alcance desse propósito foram formulados os seguintes objetivos específicos: a) identificar os níveis de conflito trabalho-família na percepção dos docentes; b) identificar os níveis de interface positiva entre o trabalho e a família na percepção dos docentes; c) correlacionar os construtos de conflito e interface positiva entre trabalho e família; d) associar os níveis de conflito e interface positiva entre trabalho e família com as variáveis do perfil sociodemográfico e ocupacional dos docentes; e) investigar as variáveis que configuram as interfaces entre trabalho e família na percepção dos docentes Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com o emprego de abordagem de métodos mistos, quantitativos e qualitativos, estruturada em duas fases que se diferem estrategicamente, mas complementam-se em seus objetivos. Na etapa quantitativa, os docentes responderam a um questionário referente ao conflito e a interface positiva entre trabalho e família, adaptadas e elaboradas por Bastos e Aguiar (2014) e Aguiar (2016) respectivamente. A análise dos dados coletados nessa etapa foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação e correspondência. A partir dos resultados dessa etapa, operacionalizou-se a fase de abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados se concretizou por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. As informações obtidas nessa etapa foram analisadas com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados neste estudo permitem concluir que as percepções positivas da interação entre trabalho e família se sobressaem as negativas na percepção docente. Entretanto, ressalva-se a necessidade de atenção a naturalização dada as altas exigências de trabalho e envolvimento implicadas a esses profissionais.
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