Os youtubers mirins e a indústria cultural: um olhar sobre um novo apelo ao consumismo infantil
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre as práticas da indústria cultural e suas ligações com a sociedade pós-moderna, caracterizada principalmente por viver em uma cultura de consumo. Por meio deste, procura-se investigar como as novas
práticas midiáticas proporcionadas pela ascensão da cultural digital, e com ela as redes sociais virtuais, vem transformando a maneira do público infantil se relacionar com o consumo. Para tanto, busca-se analisar pelo viés ético da publicidade e pela
perspectiva que os Estudos de Recepção trazem do indivíduo receptor de uma mensagem, como essas novas práticas estão sendo apresentadas em conteúdos consumidos por crianças. A investigação foi realizada através do método qualitativo
com a utilização da técnica de grupo focal com crianças que possuem e consomem canais no site YouTube, tendo como aporte midiático a exibição de três vídeos de youtubers mirins: Julia Silva, Lulu e Felipe Calixto. Os resultados obtidos demonstram que as crianças investigadas desejam cada vez mais cedo fazer parte do mundo consumista favorecido pela indústria cultural, e que os youtubers além de representarem uma ferramenta nesse processo, também contribuem na formação da identidade dessas crianças.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: