A prática de calendarização como estratégia contemporânea de relações públicas
Resumen
O presente estudo tem como tema central a calendarização, apresentando-a como técnica e estratégia contemporânea de Relações Públicas. O objetivo principal da pesquisa é estabelecer laços teóricos entre as noções de comunicação, relações públicas e estratégia para sua aplicação no planejamento e execução da prática de calendarização. Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos de comunicação e estratégia, apontando elementos técnicos e cognitivos para a elaboração de uma estratégia de comunicação; repensar as práticas de Relações Públicas levando em consideração sua função estratégica nas organizações contemporâneas; apontar a prática de calendarização dentro do planejamento estratégico de Relações Públicas; e identificar e analisar como a calendarização está sendo utilizada pelos profissionais de Relações Públicas formados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para a realização desta pesquisa, utilizamos métodos de pesquisa quali e quantitativos. A pesquisa bibliográfica e o seu caráter qualitativo foram explorados para a criação de uma matriz estratégica de Relações Públicas. Por sua vez, através da aplicação de questionário para levantamento de dados quantitativos, a pesquisa de campo foi realizada com os graduados das últimas dez turmas (de 2003 a 2011) do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da UFSM. O estudo está organizado em três capítulos, sendo Comunicação Estratégica; Relações Públicas Estratégicas; e Metodologia. A pesquisa permitiu identificar que a calendarização, pensada a partir dos elementos técnicos e cognitivos da comunicação estratégica, pode ser compreendida para além da questão operacional. Porém, para que isso seja efetivo bem como a institucionalização do caráter estratégico do Relações Públicas, necessita-se de uma mudança de postura do profissional dentro da prática no mercado de trabalho.
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