As altas habilidades/superdotação e o vínculo fraterno
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Data
2017-12-18Autor
Silva, Adriana Donata Martim da
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O presente trabalho aborda a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD),
investigando o contexto dos vínculos fraternos. Será explanado a respeito da teoria
dos Três Anéis de Renzulli (2014), das múltiplas inteligências, propostas por Gardner
(2001), assim como das diversas modalidades de famílias descritas na
contemporaneidade, Oliveira (2011), Goldani (1993) e Dias (2005). O objetivo geral
desta pesquisa é investigarcomo aconteceo vínculo entre as irmãs sem as AH/SD
com o irmão que tem AH/SD, verificando assim o impacto dessas relações na vida
familiar de ambos. A metodologia da pesquisa seguiuuma abordagem qualitativa, do
tipo estudo de caso, tendo como aporte teórico Gil (2008) e Yin (2010). Para coleta
de dados utilizou-se entrevista semiestruturada comtrês irmãs de uma criança com
AH/SD. Após análise dos dados, verificou-se que a precocidade do filho mais novo
levou a mãe a buscar auxílio para o processo de identificação. Além disso, observouse que as irmãs participam da vidado irmão e sentem-se felizes pelos avanços do
mesmo. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que nesta família há
diversas oportunidades para os membros interagirem e, com isso, que os vínculos
fraternos sejam construídos de forma positiva. A partir disso, as afetividades nas
relações entre os irmãos apresentam aspectos relevantes e significativos para com o
desenvolvimento da criança com AH/SD.
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