Acessibilidade e inclusão: experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RS
Abstract
Este trabalho tem como tema principal a Acessibilidade e Inclusão no cotidiano escolar de alunos
cadeirantes no município de Santa Maria-RS. Intenciona problematizar: Quais condições de
acessibilidade e mobilidade possuem e como se efetiva a locomoção de alunos cadeirantes em
escolas públicas inclusivas no município de Santa Maria-RS? Na metodologia utilizou-se pesquisa
aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa e com procedimentos de um estudo de caso. O
instrumento a ser utilizado neste estudo é o da entrevista. Como objetivo a Pesquisa pretende:
Investigar o processo de inclusão de alunos cadeirantes, do ponto de vista da acessibilidade
arquitetônica, em escolas públicas do Município de Santa Maria-RS. E como objetivos específicos:
verificar as condições de inclusão quanto as questões de adaptação arquitetônica presente nas
escolas públicas do município; analisar o espaço físico das escolas públicas para verificar se há
acessibilidade para cadeirantes. O referencial teórico aborda a legislação vigente, sobre Inclusão
Escolar e Deficiência Física: Informações Básicas e as condições do sujeito que faz uso de cadeira
de rodas. Nesta seção entra a Deficiência Física e as condições do sujeito que faz uso de cadeira de
rodas. Aborda-se sobre o conceito da deficiência física, assim como, as barreiras utilizadas pelo
aluno que usa a cadeira de rodas como meio de locomoção para ir à escola. Os dados coletados
foram analisados a partir do cotidiano escolar dos alunos que utilizam cadei ra de rodas, mostra-se
que os sujeitos estão insatisfeitos com os espaços públicos. Conclui-se que este trabalho sobre
acessibilidade em escolas públicas permitiu uma análise sobre a atual situação do ensino público em
escolas de Santa Maria-RS. As respostas aos questionamentos desta pesquisa servem de
contribuições para o campo da educação especial, principalmente do sujeito que vive a condição de
ser cadeirante e frequenta a escola diariamente.
Collections
The following license files are associated with this item: