Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular: desafios da gestão escolar
Resumen
O presente trabalho aborda o tema da inclusão escolar de alunos com
necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, tendo como
referência a legislação específica a respeito da inclusão, a produção teórica de
estudiosos da área e estudo de campo. A revisão da bibliografia e a pesquisa de
campo colocam em evidência alguns fatores que necessitam de maior atenção e
empenho por parte dos Governos Federal, Estadual e Municipal e da própria
comunidade escolar, para que a inclusão aconteça de fato. O intento da pesquisa
visa levantar dados a fim de observar se as escolas públicas municipais de Cruzeiro
do Oeste/PR, e de modo especial os professores, estão devidamente preparados
para receber as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas salas de aula
do ensino regular. A pesquisa foi realizada em três escolas do ensino fundamental,
através de questionário contendo quatro questões abertas, as quais foram
respondidas por quinze professores e seis diretores de cada uma das três escolas,
totalizando vinte e um profissionais, os quais apontaram a formação do professor
como principal dificuldade na implementação da inclusão. As respostas fornecidas
por esses profissionais serviram como parâmetro para verificar como está sendo
implementada a educação inclusiva nas escolas do município, bem como embasam
as discussões sobre o tema objeto desta monografia.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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