Fidelização de cooperados: uma análise a partir do envolvimento econômico e social
Abstract
Nos últimos anos a participação do agronegócio no PIB brasileiro tem ficado próximo aos 25%, além de representar 45% das exportações do país. Dentro deste cenário, as cooperativas agropecuárias têm relevante representatividade, participando com cerca de 48% da produção nacional de alimentos e com 11% do PIB agropecuário brasileiro. Contudo, as cooperativas somente são fortes, tanto econômica quanto socialmente, graças à participação de seus associados. Neste contexto, um dos grandes problemas que inquietam as cooperativas é a fidelidade de seus sócios. Na busca das respostas que levam os associados a praticarem estes atos, objetivou-se nesta pesquisa investigar quais aspectos influenciam a fidelidade dos associados, analisando o envolvimento econômico, que são daqueles sócios que mais transacionam com a cooperativa e o envolvimento social e participativo dos sócios no ambiente da cooperativa. Para tanto, foram utilizados procedimentos metodológicos de caráter exploratório e descritivo, com dados qualitativos e quantitativos, obtidos através de um estudo de caso da Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização de Jaboticaba LTDA. Através da pesquisa observou-se a formação de três grupos distintos de associados, o grupo um é representado pelo maior número de associados, porém com os menores volumes de negócios em relação aos demais grupos, o grupo dois apresenta maior volume de transação de insumos que os demais grupos analisados, e o grupo três representado pelo menor número de associados, entretanto com a maior importância comercial, e com os maiores volumes de faturamentos e depósitos de grãos. Mesmo a cooperativa estudada nem sempre apresentando os melhores preços de produtos tanto para a compra de insumos quanto para a comercialização da safra de grãos, os cooperados em sua maioria, tem a preferência em transacionar com a mesma. Relativo à participação social dos cooperados, a maior parte dos entrevistados se faz assídua, salvo em casos como palestras e cursos nos quais a percentagem de participação é relativamente menor. Essa diferenciação dos associados em grupos permite a cooperativa identificar o perfil dos associados e as áreas de transações mais atrativas para os diferentes grupos de associados que transacionam com a cooperativa. Em sua totalidade a cooperativa atende aos propósitos e as expectativas da amostra de associados estudados, cumprindo satisfatoriamente seu papel social e econômico.
Collections
The following license files are associated with this item: