A construção do habitus organizacional: leitura das práticas de relações públicas sobre desenvolvimento organizacional
Resumen
O trabalho, visto como peça central no processo de interação social, evidenciou-se como reflexo da sociedade em rede. Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar as estratégias de comunicação que auxiliam na construção das relações no meio organizacional. Isto é, a partir desse cenário em que a investigação está inserida, o presente estudo busca questionar qual o papel das relações públicas na contribuição da construção da cultura organizacional. Com tal finalidade, optamos por fundar a compreensão das análises a partir viés sociológico de leitura cujas interpretações são ancoradas nas relações sociais, como fonte primária da eficácia da estruturação de estratégias de comunicação. Tendo como fundamento a comunicação configurada como uma ciência de análise das relações comunicativas, inserimos a obra de Bourdieu com as discussões de habitus (2007; 2009; WACWUANT, 2017; MICELI, 2015; ALVES, 2009; SETTON, 2002). Inter disciplinado ao campo de trabalho, essa lógica pode ser contextualizada ainda como um fenômeno mais complexo: interações sociais, que, ao serem somadas, devem construir um coletivo organizacional, voltado ao desenvolvimento. O NVivo 12 Pro é um software de análise de dados qualitativos e foi utilizado para o auxílio da categorização e seleção de dados específicos da pesquisa. Numa noção sobre cultura organizacional, vemos a comunicação como processo natural da interação social e a cultura organizacional como produto. Dessa forma, ao inserirmos as discussões de habitus, entendemos que os agentes da organização se ligam por determinados padrões morais e formais, tanto no ambiente organizacional e em suas relações, quanto ao que a missão organizacional e seus valores representam representa para si.
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