A importância do uso pedagógico das mídias impressa e informática no processo de desenvolvimento de uma aluna com Síndrome de Down incluída na educação infantil
Resumo
Este artigo mostra alguns resultados práticos do uso das mídias impressa e informática como recursos de apoio ao processo de desenvolvimento de uma aluna com síndrome de down na educação infantil de uma escola privada de Santa Maria a partir do atendimento em sala de aula e também no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesta oportunidade, são apresentadas as reflexões de como o uso destes recursos a partir da mediação pedagógica de ambos os professores pode provocar mudanças e alicerçar novas aprendizagens, a partir de um currículo com atividades adaptadas às necessidades desta criança. A pesquisa buscou investigar como o processo criativo e interativo através do uso da mídia impressa e informática podem contribuir para o aprendizado de alunos com síndrome de down, de crianças de 4 a 6 anos da educação infantil a partir da mediação pedagógica em sala de aula e da educadora especial? O objetivo é refletir sobre como o uso das mídias impressa e informática podem facilitar o processo de aprendizagem de crianças com síndrome de down incluídas na educação infantil. Assim, buscaram-se estratégias e atividades que dessem conta de garantir as aprendizagens desta aluna nos diferentes contextos e situações vivenciadas por ela, usando como suporte os recursos impressos e do computador. A metodologia desta pesquisa passa por uma revisão de literatura, assim como se buscou experiências similares em outras pesquisas. A conclusão extraída desse estudo, diz respeito às possibilidades da utilização das mídias impressas e informática em sala de aula e no AEE com a aluna incluída na Educação Infantil. E também aos diferentes avanços significativos relacionados aos aspectos sociais, cognitivos, motores, obtidos pela aluna, mas salientando que ela necessita de estímulos contínuos para continuar se desenvolvendo.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: