Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
Abstract
Este trabalho sistematiza a pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação/UFSM. O estudo tem por objetivo geral analisar como vem sendo construída a produção acadêmica sobre a temática de acesso ao currículo escolar para os alunos público-alvo da Educação Especial. Em relação a metodologia, se constitui através da abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Partindo de problematizações sobre Currículo e Educação Especial foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca do site da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 2008 a 2017 com os descritores: “adequação curricular”; “adaptação curricular”; “flexibilidade curricular”; “adaptações razoáveis” e “acessibilidade curricular”. Também foram utilizados como material de análise os documentos oficiais do campo educacional. O referencial teórico se estrutura com as contribuições de autores como: Gimeno Sacristán (2000), Silva (2010); Correia (2016); Haas e Baptista (2014; 2015), Meirieu (1998; 2000) e Garcia (2007). O processo analítico desenvolveu-se baseado na análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), sendo apresentada a análise dos documentos oficiais e, na sequência, as produções acadêmicas. Destaca-se como resultados da pesquisa a evidência da mudança recorrente dos conceitos relacionados ao currículo e Educação Especial nas políticas públicas; o registro de uma preocupação dos documentos oficiais em relação a construção de currículos paralelos para os alunos com deficiência; e que as adaptações, adequações e flexibilizações curriculares apresentam fragilidades na construção pedagógica, e, em geral se configuram como ações de diferenciação curricular para os alunos com deficiência. Considera-se que as alterações constantes dos termos relacionados ao currículo escolar e a Educação Especial nas políticas públicas não revelam avanços no investimento nas práticas pedagógicas escolares. Para isso, é necessário ampliar o olhar percebendo os diferentes modos de aprender e articular os trabalhos desenvolvidos no AEE e no ensino comum.
Collections
The following license files are associated with this item: