Filosofia da Educação
Resumen
A humanidade vive, hoje, um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes, sobretudo, do avanço tecnológico, nas diversas esferas de sua existência: na produção econômica dos bens naturais, nas relações políticas da vida social e na construção cultural. Esta condição exige um novo olhar sobre o ato de educar. Para isso, cabe a Filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de homem/mulher que orienta a ação pedagógica. A disciplina de Fillosofia da Educação está dividida em 8 unidades e 3 anexos. A unidade A, Origem da filosofia; unidade B, A filosofia e seus embates históricos: da origem a contemporaneidade; unidade C, Ciência moderna e mudança paradigmática: a redenção do senso comum; unidade D, Quero uma escola retrógrada; unidade E, Pressupostos epistemológicos e políticos da educação; unidade F, Contribuição da filosofia da educação para os diversos campos da educação: análise crítica de modelos teóricos; unidade G, Reproduzir faz pensar?; unidade H, Repensando a educação. No anexo 1, Origem da filosofia: da antiguidade a contemporaneidade; anexo 2, Oficina pedagógica: as sombras da caverna; anexo 3, O retorno a vida instintiva; anexo 4, Bem vindo à Holanda.
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