Movimentos feministas, minorias ativas: percurso de um coletivo de estudantes brasileiras do ensino médio integrado
Abstract
Esta dissertação tem como objeto de estudo os processos de organização e mobilização de um coletivo feminista denominado Ovelhas Negras, criado por estudantes no contexto do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de uma Instituição Federal de Educação (IFE) localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa faz parte do projeto guarda-chuva Vidas precárias no cibermundo – Estudos sobre violências, poder e interseccionalidade nos sistemas hierárquicos. O objetivo geral desta investigação foi compreender as interconexões entre os sentidos do feminismo para o Movimento Ovelhas Negras e as formas como este coletivo busca promover mudanças no cotidiano escolar, identificando: (a) as representações que o coletivo tem desenvolvido sobre feminismos e sobre sua própria atuação feminista no processo de construção de suas práticas; (b) as dinâmicas relacionais que o coletivo desenvolve com os diversos atores sociais enquanto uma minoria ativa em seu território. Os objetivos específicos foram: identificar o potencial de transformação e influência do coletivo participante, a partir de suas dinâmicas e seu conjunto de ações, vislumbrando como ele se mantém em movimento; conhecer os saberes produzidos pelo coletivo feminista participante, observando as bases de seu projeto ativista e a dimensão ética de sua proposta; identificar que relações o coletivo estabelece com seus interlocutores, tanto com seus antagonistas quanto com seus aliados, observando os limites e possibilidades de sua ação política em seu território. Para desenvolver esta pesquisa, tivemos como base a Teoria das Representações Sociais, a Teoria das Minorias Ativas, os estudos feministas e estudos de gênero. Em consonância com nossas perspectivas teóricas e com os objetivos propostos, preconizamos um delineamento qualitativo de pesquisa, a partir da pesquisa participante, enfatizando o uso de técnicas que buscam engajar as participantes - neste caso, as estudantes integrantes do coletivo – na pesquisa. Ao mesmo tempo, buscamos dar especial atenção à observação do contexto real onde as interações e as práticas coletivas ocorrem. Para produzir as informações empíricas, foi construído um diário de campo contando com relatos das participações da autora da dissertação em atividades e reuniões do coletivo, bem como com relatos de outros momentos de interesse para a pesquisa. Foi realizada também uma roda de conversa de sistematização de experiências com as participantes. Iniciamos a análise do material produzido construindo uma espiral de contextualização histórica e cultural do coletivo participante. A análise do material possibilitou a discussão sobre as origens do coletivo, suas formas de organização e arrecadação de novas integrantes e apoiadoras/es, os saberes produzidos no seio do coletivo, principalmente relativamente ao entendimento do que é feminismo e o que é ser feminista, e as formas como o coletivo lida com as relações de alteridade. A partir daí, vislumbramos as potencialidades da mobilização de jovens no espaço escolar, principalmente de forma autônoma, servindo não apenas como espaço de formação de sujeitos sociais mais críticos e ativos, como também para causar transformações no próprio espaço escolar.
Collections
The following license files are associated with this item: