A estereotipagem na representação cômica – a mulher no humor da TV Globo de 1970 a 1981
Abstract
Este trabalho visou identificar como as mulheres foram estereotipadas nos programas de
humor da TV Globo da década de 1970 até 1981, em específico os programas Faça Humor,
Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1974), Chico City (1977) e O Planeta dos Homens
(1980 e 1981). Com a metodologia da análise fílmica aplicado a particularidade de fragmento
e repetição da estética televisiva, empreendeu-se uma análise interna e externa conjuntamente,
baseada em Penafria (2009) e Aumont e Marie (2004). Através de uma pesquisa bibliográfica
e de matérias do jornal O Globo na década de 1970, a análise externa investigou as matrizes
culturais que formaram o gênero de humor na TV Globo. Conduzidos pelo mapa das
mediações de Martín-Barbero (2015), verificamos os impactos históricos, estéticos e
narrativos do Teatro de Revista, da Chanchada e do humor radiofônico nos programas
analisados. Ainda investigou-se o impacto da Censura do Governo Militar, bem como dos
movimentos feministas e de mulheres conhecidos como a “segunda onda”, na rotina de
produção desses programas. Também foi identificado que os programas se apresentavam
como uma instância de comédia masculinizada, tendo como principais protagonistas
comediantes homens. Para a análise interna, localizamos a comédia, enquanto gênero
televisivo, como produtora e reprodutora de estereótipos, elucidando como os processos de
representação do estereótipo atravessam a dimensão do humor, qualificando o conceito de
estereotipagem. A estereotipagem cômica pode ser pensada na representação do Outro
(WOODWAARD, 2003), através do fetichismo (BHABHA, 1998), enquanto exterior
constitutivo de uma identidade (HALL, 1996; 2016), em um ambiente de condensação e
transgressão (ECO, 1990), que se assenta no reconhecimento das normas ou na correção do
sujeito ou grupo representado (BERGSON, 2001). Organizados em 4 (quatro) categorias
segundo uma hierarquia que considera percepções de protagonismos da mulher em cada
quadro cômico, observou-se um mosaico de representações na análise interna, notando alguns
padrões: a mulher enquanto esposa infiel, enquanto sedutora fatal, enquanto consumistas e
em procura de um homem, respondendo a um ideário masculino sobre o feminino. Ao passo
que foi percebido no programa O Planeta dos Homens (1980 e 1981) alguns quadros em que
apresentavam piadas do ponto de vista feminino, revelando um ambiente em disputa.
Collections
The following license files are associated with this item: