Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS)
Abstract
Esta monografia apresenta como principal objetivo contribuir com a crescente e recente gama de
estudos acerca do tema da Educação Financeira inserida no âmbito escolar, de maneira transversal.
O propósito é desenvolver com as crianças o contato com o assunto desde o início de sua vida
escolar. Neste contexto, a pesquisa busca analisar a inserção do ensino da Educação Financeira em
uma escola privada do Ensino Fundamental, situada no município de Santa Maria – RS. Para tanto, a
forma de pesquisa utilizada consiste em um estudo de caso e a aplicação de questionários
estruturados aos estudantes, professores e diretores da escola em questão. Os resultados obtidos
demonstram que a disciplina está inserida de maneira transversal, sendo que a maioria dos
professores apresentam conhecimentos sobre o tema e a metade inclui o tema na disciplina que
ministra. Os alunos apresentam conhecimentos sobre Educação Financeira, em parte advindo do
trabalho na escola e também através de meios eletrônicos. Eles consideram o tema importante e
creem que o ambiente escolar é o mais adequado para englobar o assunto. Também apresentam
consciência da importância da Educação Financeira, porém são poucos que o praticam. A maioria
dos pais incentivam os filhos a poupar através do cofrinho, e mesmo aqueles alunos que não
praticam este hábito consideram o cofrinho muito importante. Os estudantes que auferem mesada
sabem administrá-la, dividindo entre poupar e gastar de maneira consciente. A Educação Financeira
como tema transversal acaba oferecendo vantagens para os alunos, mostrando a eles o quão
importante é ter uma vida financeira equilibrada e que o poupar de hoje refletirá na capacidade de
conquistar algo almejado no futuro.
Collections
- TCC Ciências Econômicas [123]
The following license files are associated with this item: